Complementos Pedagógicos

Nosso objetivo com os complementos pedagógicos é disponibilizar serviços que contribuam para a formação mais ampla dos alunos, além de apresentar ideias inovadoras que nos diferenciam com o que há de novo no mundo.

Inglês com certificação internacional e excelência no aprendizado.

O curso de inglês do ÍTALO prepara os alunos para um excelente nível acadêmico e para todas as situações reais de comunicação. O ÍTALO também adota os exames de proficiência de Cambridge Assessment English, departamento de exames internacionais de proficiência da Universidade de Cambridge, da Inglaterra. Os alunos do colégio recebem os certificados de reconhecimento internacional de Cambridge English pelos níveis alcançados de proficiência em língua inglesa .

Mais do que um sistema de materiais didáticos escritos por experientes professores especializados em suas áreas de atuação, o Sistema Pitágoras exige e propõe a atualização constante dos docentes através de cursos, palestras e oficinas. Para os alunos, um amplo portal de pesquisas e ampliação do Conhecimento, com um programa revisional para ENEM e vestibulares.

Personalização do Ensino – Um novo passo em parceria com a Geekie

O Colégio Ítalo, em parceria com a Geekie, já está revolucionando, com extrema qualidade, a relação entre ensino e aprendizagem por meio do uso da tecnologia. A partir de 2018, damos um novo passo em parceria com a Geekie e, além dos aplicativos que já usamos, adotaremos para o 1º ano do Ensino Médio a plataforma personalizada de educação Geekie One.

O material didático é levado integralmente para o ambiente digital e passa a ser acessado pelos alunos em Chromebooks ou Smartphones. Com esta inovação, aceleramos a compreensão do desempenho de cada aluno e a personalização do aprendizado, facilitando também a mediação do professor com intervenções pedagógicas mais claras e assertivas. O conteúdo ganha vida, clareza e contextualização necessárias para despertar a motivação dos alunos.

• Ensino Fundamental II (Geekie Teste e Geekie Lab) e 1o ano do Ensino Médio (Geekie One)

Presente em nosso Colégio para viabilizar interesses de famílias e alunos em programas de experiências internacionais, principalmente nos Estados Unidos, para os segmentos de Ensino Fundamental e Médio.

São jogos de raciocínio em que o aluno, em aulas semanais e grupos organizados pelos professores, selecionam e aplicam estratégias eficazes e eficientes para a organização e resolução de problemas, a partir de técnicas estruturadas pelo programa, para que desenvolvam habilidades indispensáveis para o cotidiano da sala de aula e para a vida.

O Colégio adota tecnologia Google, com um conjunto de aplicativos em nuvem, que possibilita:

• melhora na comunicação professor-aluno, aluno-professor e aluno-aluno;

• mais rapidez e dinamismo na realização de atividades;

• acompanhamento e comunicação, em tempo real, do professor dialogando com seus alunos  e deles entre si, nas atividades de tarefas e pesquisas;

• elimina “as paredes das salas de aulas”, possibilitando o acompanhamento de projetos e aulas, ainda que os alunos estejam fora do Colégio.

Nessa metodologia de trabalho em grupo para a montagem de figuras de animais, objetos como carrinho movido a celular, lançador de aviões, túneis, etc, os alunos desenvolvem estas competências: criar e gerenciar projetos, desenvolver estratégias para resolver problemas, trabalhar em equipes, superar conflitos e construir normas de convivência.

O grande objetivo da robótica educacional é que os alunos, através de estratégias combinadas, transformem peças soltas em grandes montagens.