Complementos Pedagógicos

Nosso objetivo com os complementos pedagógicos é disponibilizar serviços que contribuam para a formação mais ampla dos alunos, além de apresentar ideias inovadoras que nos diferenciam com o que há de novo no mundo.

Nosso curso de Inglês adota os exames realizados pela Cambridge for School, da Inglaterra, em que os alunos recebem o certificado de reconhecimento internacional dessa instituição pelos níveis alcançados de proficiência em Língua Inglesa. Essa certificação é importante para o futuro acadêmico e profissional de nossos alunos.

Mais do que um sistema de materiais didáticos escritos por experientes professores especializados em suas áreas de atuação, o Sistema Pitágoras exige e propõe a atualização constante dos docentes através de cursos, palestras e oficinas. Para os alunos, um amplo portal de pesquisas e ampliação do Conhecimento, com um programa revisional para ENEM e vestibulares.

Personalização do Ensino – Um novo passo em parceria com a Geekie

O Colégio Ítalo, em parceria com a Geekie, já está revolucionando, com extrema qualidade, a relação entre ensino e aprendizagem por meio do uso da tecnologia. A partir de 2018, damos um novo passo em parceria com a Geekie e, além dos aplicativos que já usamos, adotaremos para o 1º ano do Ensino Médio a plataforma personalizada de educação Geekie One.

O material didático é levado integralmente para o ambiente digital e passa a ser acessado pelos alunos em Chromebooks ou Smartphones. Com esta inovação, aceleramos a compreensão do desempenho de cada aluno e a personalização do aprendizado, facilitando também a mediação do professor com intervenções pedagógicas mais claras e assertivas. O conteúdo ganha vida, clareza e contextualização necessárias para despertar a motivação dos alunos.

• Ensino Fundamental II (Geekie Teste e Geekie Lab) e 1o ano do Ensino Médio (Geekie One)

Presente em nosso Colégio para viabilizar interesses de famílias e alunos em programas de experiências internacionais, principalmente nos Estados Unidos, para os segmentos de Ensino Fundamental e Médio.

São jogos de raciocínio em que o aluno, em aulas semanais e grupos organizados pelos professores, selecionam e aplicam estratégias eficazes e eficientes para a organização e resolução de problemas, a partir de técnicas estruturadas pelo programa, para que desenvolvam habilidades indispensáveis para o cotidiano da sala de aula e para a vida.

O Colégio adota tecnologia Google, com um conjunto de aplicativos em nuvem, que possibilita:

• melhora na comunicação professor-aluno, aluno-professor e aluno-aluno;

• mais rapidez e dinamismo na realização de atividades;

• acompanhamento e comunicação, em tempo real, do professor dialogando com seus alunos  e deles entre si, nas atividades de tarefas e pesquisas;

• elimina “as paredes das salas de aulas”, possibilitando o acompanhamento de projetos e aulas, ainda que os alunos estejam fora do Colégio.

Nessa metodologia de trabalho em grupo para a montagem de figuras de animais, objetos como carrinho movido a celular, lançador de aviões, túneis, etc, os alunos desenvolvem estas competências: criar e gerenciar projetos, desenvolver estratégias para resolver problemas, trabalhar em equipes, superar conflitos e construir normas de convivência.

O grande objetivo da robótica educacional é que os alunos, através de estratégias combinadas, transformem peças soltas em grandes montagens.