Global Program – Período Integral Bilíngue

Global Program – Dois diplomas, formação em duas culturas

O Global Program Internacional promove o multi-culturalismo, a cidadania, a fluência e a proficiência na Língua Inglesa, através de ensino com grade curricular acadêmica americana e a aprendizagem de conhecimentos contemporâneos.

Ao final do curso, o aluno terá o certificado brasileiro de conclusão e o histórico do currículo da escola americana, assim poderá cursar escolas em qualquer parte do mundo.

Todas as matérias são ensinadas em Inglês, seguindo os padrões e parâmetros curriculares exigidos internacionalmente. Entre as matérias lecionadas estão: Language Arts (Leitura e Linguística), Social Studies (Estudos Sociais) e Science (Ciências). Todos os materiais são adquiridos nas  principais fornecedoras de livros para os colégios público e privado americanos.

O ano letivo Global inicia-se em agosto e seu término acontece na última semana de junho. Ao longo do ano, os alunos são avaliados através de provas diversificadas e testes mensais escritos.Nosso corpo docente é formado por professores qualificados por diversos diplomas, entre eles o de proficiência na Língua Inglesa. A maioria possui vivência no exterior, em escolas internacionais.

Rotina Global Program

O aluno que participa do Global Program fica no Colégio em período integral. Em um dos períodos, ele cursa o Programa Brasileiro, cumprindo assim 100% do currículo nacional exigido pelo MEC. No período inverso, o aluno cursará o Global Program, em que seguirá o currículo internacional.

Atividades Intracurriculares

Todas as séries do Global Program oferecem outras atividades que têm como finalidade o desenvolvimento e a aprendizagem por meio de vivência, reflexão e interação com materiais e o ambiente.

Esportes e outras atividades

Duas vezes por semana são oferecidas modalidades esportivas como parte do programa.

Opções do Programa

Global Program para Educação Infantil

Destinado a crianças a partir de 2 anos, o Mini-Toddler é um preparo para o aluno ingressar no Global. No Mini-Toddler, o aluno tem contato com o Inglês e, ao mesmo tempo, é cuidado por professoras que também falam Português. A partir dos 3 anos (Toddler), as aulas no programa Global são integralmente em Inglês. O Global conta com atividades lúdicas que ajudam o aluno a desenvolver-se social, emocional e fisicamente. As classes para este período escolar são Mini-Toddler, Toddler, Nursery, Pre-Kindergarten e Kindergarten.

Global Program para Ensino Fundamental

Destinado a alunos de 1º ao 6º anos do Ensino Fundamental, o programa visa a desenvolver habilidades acadêmicas, como resolução de problemas, o senso de competição e sentimento positivo em relação ao aprendizado. Neste nível, os alunos são matriculados nos níveis de First Grade a Eight Grade.

Perguntas frequentes sobre o programa

As escolas que oferecem o Global Program são bilíngues?

O programa não é somente bilíngue, mas também internacional. Seguimos o currículo exigido pelas escolas regulares americanas.

O programa sobrecarrega a criança?

Alunos que ingressam na rotina de período integral desde pequenos administram bem o tempo de trabalho na escola, pois o programa intercala momentos lúdicos e esportes com as atividades curriculares. As dificuldades de adaptação podem aparecer para alunos que já precisam de acompanhamento mais individualizado no programa regular.

A lição de casa do período regular é trabalhada durante o período do Global?

É oferecido ao aluno Global, um horário, para a realização da tarefa de casa na escola. Este período pode não ser suficiente, uma vez que cada aluno tem um ritmo de trabalho. O papel da professora Global é de supervisionar se o aluno está fazendo a tarefa adequadamente. Cabe à professora do período regular explicar a tarefa ao aluno no período da manhã.

O Global alfabetiza o aluno na língua inglesa?

Sim, o programa não é livre ou composto somente por atividades recreativas. O programa segue o currículo e as diretrizes curriculares de escolas norte-americanas.

O Global oferece as mesmas atividades que os alunos tiveram na parte da manhã?

Não. Algumas atividades podem coincidir mas, no Global Program, o currículo ensinado é muito diferente do currículo nacional.

Como são lecionadas as disciplinas de História e Geografia? Há conteúdo sobre história brasileira?

Uma vez que o programa segue o currículo norte-americano, estuda-se além da História Americana, a História dos países divididos por continentes: Americano, Africano, Europeu etc. A História do Brasil é dada quando se fala da História das Américas, normalmente no 6th Grade.

Qual é o conteúdo que eles aprendem, de fato?

Language Arts (a língua em si – fala, escrita, audição, leitura e interpretação), Social Studies (História e Geografia) e Science (Ciências).

Os alunos que saem do Global Program podem frequentar a mesma sala de aula de uma escola nos Estados Unidos?

Sim. Os alunos que saem do programa apresentam nível para acompanhar uma escola regular nos EUA, além de serem aceitos e conseguirem acompanhar praticamente qualquer escola em outro país.

O Global segue qual calendário de ano letivo?

O Global segue o calendário americano, ou seja, o ano letivo inicia-se em agosto e termina em junho do ano subsequente.

O inglês do Global é britânico ou americano?

Nossos livros seguem as normas escritas do Inglês Americano. Devido à formação diversificada de nossos profissionais, temos professores com diferentes sotaques.

O programa Global atrapalha o momento de provas do período regular?

Não. Tanto no Global como no período regular o aluno deve apresentar uma rotina de estudos que garantirá um bom desempenho em avaliações.

Os alunos frequentam as aulas do Global Program todos os dias?

Sim, não há opção por apenas alguns dias da semana. Não é um curso de inglês, mas sim um programa de ensino.

O Global Program emite certificado?

O sistema de ensino americano não tem um órgão que faça as certificações das escolas. Assim, qualquer escola ou instituição que ensine o currículo nacional local, que emita boletim e documentação de transferência escolar é oficialmente reconhecido pelas demais escolas.

Em quais países o programa é reconhecido?

Não se trata de “reconhecimento” formal, e sim países para onde alunos Global possam ser transferidos e conseguirem dar andamento aos estudos nas séries adequadas às idades.

O Inglês do Global proporciona fluência na língua?

Sim, não há necessidade de complementação com outras aulas de Inglês. O aluno, ao final do curso, terá adquirido fluência no idioma e conseguirá se comunicar bem e com um vocabulário muito rico.

A criança administra bem a participação no período regular e no Global?

Sim, a criança percebe a separação das duas línguas, sabendo com quem falar português e com quem falar inglês. São alfabetizados nas duas línguas conseguindo perceber as particularidades de cada uma. Existem estudos que comprovaram que crianças que aprendem outro idioma não só não se atrapalham, mas  possuem mais recursos na área de comunicação, aprendendo outras línguas com muita facilidade.