Educação infantil

No Ítalo, a Educação Infantil tem objetivos próprios, não se reduzindo à simples preparação para as etapas seguintes de escolaridade.

Nosso trabalho busca estimular o que a criança é, assim como o que ela tem dentro de si, melhorando a segurança afetiva, a sociabilidade e a cultura.

Objetivos e planejamentos do Ítalo: as crianças aprendem e crescem nas relações que estabelecem com o meio. Atividades planejadas, momentos de recreação, todos permeados pelos eixos interações e brincadeiras, apoiam o processo de ampliação das relações das crianças com o mundo. Neste sentido, as propostas que consideram os Campos de Experiências, organizados segundo a BNCC, criam um ambiente acolhedor que garante os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento para a Infância.

Como síntese de nossa proposta, temos o relatório preparado para a UNESCO, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI:

“Por outras palavras, a educação é, também, uma experiência social, em contato com a qual a criança aprende a descobrir-se a si mesma, desenvolve relações com os outros, adquire bases no campo do Conhecimento e do Saber Fazer. Esta experiência deve iniciar-se antes da idade da escolaridade obrigatória, assumindo formas diferentes conforme a situação e nela devem estar implicadas as famílias e as comunidades.”

Manhã: 8h às 12h
Tarde: 13h às 17h

COMPLEMENTOS PEDAGÓGICOS

Logo-Google-foreducation.png

Google For Education

Recursos tecnológicos que oferecem dinamismo nas realizações das atividades e maior colaboração entre professores e estudantes.

logo-liv

LIV

Programa educacional alinhado ao projeto pedagógico, que dá voz às emoções das crianças por meio da reflexão, da escuta e de questionamentos.

logo Matific

Matific

Por meio de uma plataforma lúdica e envolvente, a ferramenta ajuda o estudante a alcançar o aprendizado da Matemática de forma instigante e interativa.

Mind_Lab.png

Mind Lab

É o desenvolvimento de inteligência através de jogos de raciocínio lógico que fazem com que o aluno busque a melhor solução para situações e problemas.
Icones Aulas Extras Italo Site_Italiano

Italiano

Para resgatar as nossas origens e levar conhecimento sobre outras culturas, oferecemos aulas de italiano duas vezes na semana, até o 5º ano.

Música

A música permite que a criança conheça melhor a si mesma, auxilia no desenvolvimento do corpo e facilita a sua comunicação, por ser um reforço cognitivo/linguístico, sociomotor e afetivo.
School Bus-03

Língua Inglesa

No Ítalo, os alunos da Educação Infantil trabalham diariamente a Língua Inglesa desde o Míni Maternal. As atividades são desenvolvidas de acordo com a faixa etária, em situações contextualizadas e significativas, imprescindíveis ao processo de aquisição da língua estrangeira.
icone-yoga

Yoga (Maternal II, Jardim I e II)

As aulas de yoga estimulam a concentração, atenção e foco. É uma prática divertida e saudável para as crianças se exercitarem e respeitarem seus limites, aprendendo a respirar corretamente e a observar o ambiente externo. A aula é ministrada uma vez na semana.

PAS

Programa Alimentação Saudável

O programa oferece aos pais a opção da alimentação saudável no Ítalo. O cardápio é elaborado por uma nutricionista e enviado aos pais no início de cada mês.
Hackathon Kids-01

Hackathon Kids

O Hackathon é um processo inovador de criação e prototipação de ideias, culminando em comunicação oral e exposição do trabalho desenvolvido.
Baseado nos princípios de design thinking e prototipação de ideias, o projeto propõe desenvolver diversas habilidades necessárias para o cidadão do século XXI, a partir de três etapas: ideação, prototipação e comunicação. Por isso, os alunos do Jardim II e 1o ano participam de um processo de estímulo da criatividade coletiva com um desafio. Veja algumas fotos.

semente-literaria

Projeto Semente Literária

Parte do processo de aprendizagem é desenvolver o interesse e o hábito pela leitura. A criança interessada em aprender transforma-se em um leitor capaz. Na Educação Infantil, os alunos trabalham as leituras, coletivamente, em atividades feitas em sala de aula, para produzir individualmente seus livros. Depois de finalizado, o Ítalo realiza o coquetel de lançamento com sessão de autógrafos.
Pitágoras-01

Pitágoras

Mais do que um sistema de materiais didáticos escritos por professores altamente capacitados, o Sistema Pitágoras propõe a atualização constante dos nossos docentes, através de cursos, palestras e oficinas. Para os alunos, oferece um amplo portal de pesquisas e ampliação do conhecimento, bem como um programa revisional para o ENEM e vestibulares.