historiaO Colégio Internacional Ítalo Brasileiro foi fundado, em 1949, pelo prof. Pasquale Cascino sob a denominação de Instituto de Ensino Tabajara, inaugurado em 25 de janeiro do mesmo ano. Mais tarde, passou a designar-se Instituição Educacional Tabajara.

Sob a direção do prof. Pasquale Cascino, a instituição iniciou suas atividades como escola de datilografia, com uma única sala de aula, com formação específica para a prática comercial e de serviços.

O prof. Pasquale Cascino, personalidade respeitada por sua trajetória educacional, um dos milhares de imigrantes italianos que contribuíram – e ainda contribuem – para o progresso paulistano e paulista, por volta de 1951, inicia sua ação no ensino formal, obtendo autorização para o funcionamento de um curso primário, tal como prescrevia a legislação da época.

Atendendo ao imperativo da comunidade estudantil, fiel às suas origens e tradições, e visando a transformar-se em polo de referência das culturas italiana e brasileira, a instituição passou a se chamar Colégio Ítalo Brasileiro. Após parceria com a SSU IEB, foram implementadas viagens de intercâmbio educacional e o inglês tornou-se fundamental na matriz curricular, com conteúdos avançados e programa global, por isso o Ítalo passou a se chamar Colégio Internacional Ítalo Brasileiro.

Após  67 anos de tradição e reconhecimento, O Colégio Internacional Ítalo Brasileiro prepara jovens para um mundo complexo e dinâmico, oferecendo os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, período integral bilíngue  e diversas atividades extras.