Segmentos

No Ítalo, a Educação Infantil tem objetivos próprios, não se reduzindo à simples preparação para as etapas seguintes de escolaridade.

Nosso trabalho busca estimular o que a criança é, assim como o que ela tem dentro de si, melhorando a segurança afetiva, a sociabilidade e a cultura.

Objetivos e planejamentos do Ítalo: é notória a rapidez da evolução das crianças quando altamente estimuladas por atividades planejadas, como Música, Artes, Educação Física, Balé, Capoeira, Informática, Língua Portuguesa, Italiano, Inglês, Raciocínio Lógico-Matemático, Ciências e Estudos Sociais, além das sempre presentes orientações para o desenvolvimento das competências socioemocionais tão necessárias para o futuro dos alunos.

Como síntese de nossa proposta, temos o relatório preparado para a UNESCO, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI:

“Por outras palavras, a educação é, também, uma experiência social, em contato com a qual a criança aprende a descobrir-se a si mesma, desenvolve relações com os outros, adquire bases no campo do Conhecimento e do Saber Fazer. Esta experiência deve iniciar-se antes da idade da escolaridade obrigatória, assumindo formas diferentes conforme a situação e nela devem estar implicadas as famílias e as comunidades.”

Projetos

Mind Lab

É o desenvolvimento de inteligência através de jogos de raciocínio lógico que fazem com que o aluno busque a melhor solução para situações e problemas.

Música

A música permite que a criança conheça melhor a si mesma, auxilia no desenvolvimento do corpo e facilita a sua comunicação, por ser um reforço cognitivo/linguístico, sociomotor e afetivo.

Língua Inglesa

No Ítalo, os alunos da Educação Infantil trabalham diariamente a Língua Inglesa desde o Míni Maternal. As atividades são desenvolvidas de acordo com a faixa etária, em situações contextualizadas e significativas, imprescindíveis ao processo de aquisição da língua estrangeira.

Projeto Semente Literária

Parte do processo de aprendizagem é desenvolver o interesse e o hábito pela leitura. A criança interessada em aprender transforma-se em um leitor capaz. Na Educação Infantil, os alunos trabalham as leituras, coletivamente, em atividades feitas em sala de aula, para produzir individualmente seus livros. Depois de finalizado, o Ítalo realiza o coquetel de lançamento com sessão de autógrafos.

Programa Alimentação Saudável (PAS)

O programa oferece aos pais a opção da alimentação saudável no Ítalo. O cardápio é elaborado por uma nutricionista e enviado aos pais no início de cada mês.
Os planejamentos pedagógicos do Ítalo revelam a intenção de que as informações e os saberes que alinhamos para os alunos façam sentido para eles e sejam significativamente trabalhados pelos professores.

O Ensino Fundamental I, de 5 anos, em que o 1º é a continuação da Educação Infantil, tem como objetivo principal a alfabetização, a correspondência entre som e sua letra nos 1ºs e 2ºs anos, sendo uma importante entrada da criança no universo da cultura, por meio da leitura e da escrita.

A partir do 3º ano, há o incremento gradativo de processos escolares mais estruturados, com novas rotinas de horários, provas e responsabilidades. Consolidam-se os comportamentos anteriores e a expectativa é de que a leitura e a escrita estejam consolidadas.

Raciocínios mais complexos são a marca da maturidade intelectual dos alunos dos 4ºs e 5ºs anos, estabelecendo a busca das soluções próprias em avaliações, tarefas e a participação ativa durante as aulas.

Projetos

Projeto Semente Literária

Parte do processo de aprendizagem é desenvolver o interesse e o hábito pela leitura. A criança interessada em aprender transforma-se em um leitor capaz. Os alunos reproduzem contos, baseados no livro original, depois de finalizados, o Ítalo realiza o coquetel de lançamento com sessão de autógrafos.

Língua Inglesa

No Ítalo, os alunos do Fundamental I têm 4 aulas semanais de Língua Inglesa, estruturadas de forma a incorporá-la em seu processo diário de comunicação. Inicia-se o uso do CLIL – Content and Language Integrated Learning, que interliga a Língua Inglesa aos conteúdos das diversas disciplinas do currículo.

Artes

Os alunos têm um importante contato com as artes, pois vivenciam várias técnicas desenvolvidas em uma sala especialmente equipada. As aulas são semanais.

Mind Lab

É o desenvolvimento de inteligência através de jogos de raciocínio lógico que fazem com que o aluno busque a melhor solução para situações e problemas. As aulas são quinzenais.

Programa Alimentação Saudável (PAS) – Até 2º Ano

O programa oferece aos pais a opção da alimentação saudável no Ítalo. O cardápio é elaborado por uma nutricionista e enviado aos pais no início de cada mês.
Nesta fase, do 6º ao 9º ano, o aluno passa por importantes transformações físicas e psicológicas e, nesse estágio de desenvolvimento, ele é mais autônomo, por isso, a proposta pedagógica do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro oferece condições para que o estudante amplie o conhecimento de si mesmo, do mundo e das especificidades de cada disciplina até chegar ao Ensino Médio.

Projetos

Geekie

Os alunos do Fundamental II têm o ensino personalizado por meio da tecnologia. O aluno recebe o feedback individual de seu aprendizado para trabalhar as suas dificuldades de acordo com seu desempenho. A plataforma trabalha com diretrizes do MEC e respeita o tempo de aprendizagem e interesse de cada estudante. Além disso, são realizados simulados cujo resultado individualizado permite ao aluno, juntamente com o professor, planejar ações para sua melhoria. Dessa forma, o aluno aprende de maneira mais eficiente e divertida.

IEB – Experiência Internacional

Como parte do projeto internacional do Colégio, realizamos o “Experiencia Internacional Education Bureau”. O programa ocorre no campus da Internacional School de Buenos Aires, onde os alunos do 9º ano têm a oportunidade de conviver com estudantes argentinos da mesma faixa etária. A viagem desenvolve a fluência do idioma espanhol e, sobretudo, oferece experiência de uma vida e um novo estágio de maturidade aos estudantes.

Língua Inglesa

No Ítalo, os alunos do Fundamental II possuem uma carga horária significativa de Língua Inglesa. As rotinas internacionais passam a ser desenvolvidas e a organização da informação escrita e oral se dará gradativamente. Inicia-se no Ensino Fundamental II o processo de certificação internacional. O Ítalo é parte do Exam Preparation Centre da Universidade de Cambridge.

Certificação Cambrigde

A série de exames da Cambridge English for School propicia aos alunos desenvolver níveis de competência linguística que lhes permitirão utilizar o Inglês de modo eficiente e duradouro.

Robótica Educacional

As atividades de Robótica Pedagógica estão estruturadas em quatro fases distintas interconectadas – contextualização, construção, análise e reconstrução. Dessa forma, controlando mecanismos eletrônicos pela programação de uma máquina, unindo um instrumento de aprendizagem a um instrumento de lazer, os alunos desenvolvem processos de criatividade, motivação, memória, linguagem, atenção, percepção, emoção etc. O trabalho é desenvolvido em equipe de quatro integrantes, cada um desempenhando uma função diferente: Líder, Montador, Organizador e Programador. Desta forma, o professor apresenta ações interpessoais que propiciam aos alunos a experimentação das possibilidades da ética e da cidadania, trocando saberes, negociando conflitos, lidando com diferentes ideias e opiniões enquanto constroem cada projeto. A aula de Robótica é ministrada dentro da carga horária do coordenador da área de tecnologia, com a participação do professor especialista, uma vez que os robôs são construídos a partir de conteúdos de sala de aula.
O Ensino Médio representa a passagem para a vida adulta, quando as exigências se multiplicam em meio a uma avalanche de transformações, às vezes, desafiadoras, que ocorrem em todo o planeta. Pais, filhos e educadores: todos temos de participar com o melhor de nossas forças e sabedoria para que a aluna e o aluno possam compreender e serem felizes neste novo ambiente. A solução está no Conhecimento e no Saber – aí está a educação. Aí estamos nós.

Projetos

Geekie

Os alunos do Ensino Médio têm o ensino personalizado por meio da tecnologia. Recebem o feedback individual de seu aprendizado e um plano de ação personalizado para trabalhar suas dificuldades de acordo com o seu desempenho. Além disso, são realizados simulados cujo resultado individualizado permite ao aluno, juntamente com o professor, planejar ações para sua melhoria. A plataforma avalia o desempenho do aluno individualmente, com base nas competências e habilidades do ENEM, por meio do TRI (Teoria de Resposta ao Item) e respeita o tempo de aprendizagem e interesse de cada estudante. Dessa forma, o aluno aprende de maneira mais eficiente e divertida.

Língua Inglesa

Além de capacitar o aluno para a comunicação eficiente, a Língua Inglesa possibilitará a ampliação de sua formação geral. Encerra-se, na 3ª série do Ensino Médio, o período de certificação internacional em que o Ítalo é Exam Preparation Centre da Universidade de Cambridge.

Cambrigde

A série de exames da Cambridge English for School propicia aos alunos desenvolver níveis de competência linguística que lhes permitirão utilizar o Inglês de modo eficiente e duradouro.

IEB – Experiência Internacional

Como parte do projeto de educação internacional do Ítalo, realizamos o “International Experiencie” nos Estados Unidos, em convênio com a IEB Internacional Education Bureau. A viagem destina-se aos alunos da 1ª série do Ensino Médio, para Las Vegas, no Estado de Nevada e Los Angeles, Califórnia, onde participam de um programa de imersão sendo expostos ao uso contínuo do idioma Inglês.

Atividades Extracurriculares

Para contribuir na formação integral dos alunos, oferecemos atividades extracurriculares por meio de aulas de futsal, violão, teatro, xadrez e judô.
Cookie Consent with Real Cookie Banner