Incentivar a imaginação, em diversos contextos e situações, é fundamental para o processo de aprendizagem. Em nosso Colégio, levamos isso a sério, estimulando constantemente em diferentes conteúdos. 

 

Quer saber como aplicamos o processo criativo em aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ética e Empreendedorismo?

  

  1. Língua Portuguesa

Durante as aulas, os alunos são convidados, por exemplo, a entrar no mundo da leitura, por meio de diferentes gêneros textuais, sempre criando novas hipóteses para as atividades propostas e, principalmente, havendo a participação ativa dos alunos na produção de novos gêneros textuais.

 

  1. Matemática

Nossos alunos são convidados a conhecer diferentes tipos de materiais e a criar outras soluções para as situações propostas. Além disso, para a conscientização das operações matemáticas básicas, eles são estimulados a criar novas situações-problemas para consolidar a compreensão do conteúdo. 

 

  1. Ciências

Nossos alunos conduzem diferentes tipos de experimentos para concretizar o conteúdo trabalhado. Em uma aula recente, por exemplo, eles foram para o Laboratório e puderam trabalhar a reflexão da luz em diferentes materiais e superfícies.

 

  1. História, Geografia, Ética e Empreendedorismo 

Procuramos contextos atuais e comparamos com os acontecimentos passados, assim, os alunos usam a criatividade constantemente para criar cenários possíveis para diferentes períodos históricos.

 

Vale lembrar que a criatividade é uma competência socioemocional proposta na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que contribui para o desenvolvimento integral do aluno. Ela está presente diariamente em nossas aulas, por meio de questionamentos, levantamento de hipóteses e criação, comparação e análise de diferentes temas.   

 

Muitas vezes, acreditamos que não é possível trabalhar a criatividade em disciplinas como essas, mas, para nós, é essencial desenvolvê-la a cada passo dos nossos alunos na jornada da aprendizagem.

 

E como fomentamos a Criatividade na Educação Infantil? 

Sabemos que a Criatividade é necessária para a formação da criança e auxilia na busca por melhores soluções para a resolução de desafios no dia a dia. Desde a Educação Infantil, estimulamos essa habilidade por meio de jogos, músicas, atividades Maker, além do incentivo à leitura, com a deliciosa “Hora do Conto”, que ampliam o vocabulário e desenvolvem o senso crítico. O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é outro projeto que favorece a construção da identidade por meio de histórias e solução de problemas. Sem falar, é claro, nas atividades com o uso da tecnologia, que potencializam o espírito criativo e colaborativo de nossos alunos.    

 

Conheça 5 formas de incentivar a Criatividade na Educação Infantil:

 

    1. Por meio de desafios, adivinhações, brincadeiras e quizzes; 
    2. Atividades de desenho, música, pintura, montagem de blocos e massinha de modelar;
    3. Hora do Conto: incentivo à leitura e dramatização de histórias;
  • LIV – Laboratório Inteligência de Vida: desenvolvimento socioemocional, construção da identidade e solução de problemas;
  • Tecnologias educacionais: com atividades lúdicas e interativas como jogos matemáticos, de linguagens, natureza e sociedade.

 

Esse é o jeito Ítalo de ensinar, acompanhando os interesses dos nossos alunos, que são “nativos digitais” e protagonistas do seu próprio conhecimento, com o constante estímulo à Criatividade, à Inovação e ao Empreendedorismo. 

Thaís Bonfim

Coordenadora Pedagógica

Colégio Ítalo Brasileiro

Cookie Consent with Real Cookie Banner