Solidariedade, amizade, responsabilidade, colaboração, empatia, organização, ética, cidadania, honestidade. Esses valores (ou características) — tão desejáveis nos relacionamentos humanos e cada vez mais requisitados e necessários nos dias de hoje — devem ser ensinados, praticados ou pelo menos estimulados também nas escolas. É o que dizem as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A Educação Socioemocional (em inglês, SEL – Social Emotional Learning) é o processo através do qual os alunos aprendem, dentro do currículo , a refletir e efetivamente aplicar conhecimentos e atitudes necessários ao longo da vida escolar, educando os corações, inspirando mentes, materializando projetos e contribuindo para a transformação desses estudantes pela educação.

A Educação, cada vez mais, enxerga as pessoas em sua totalidade.Isso significa que os processos pedagógicos utilizados no ensino-aprendizagem consideram os indivíduos a partir de uma multiplicidade de valores.

Um ser humano é o que é devido às suas inúmeras características, ao contexto em que vive e à forma como “transita” pelo mundo.

Sendo assim, a nossa escola, que deseja oferecer uma formação integral consequente com sua linha pedagógica, o fiel da balança deve marcar equilíbrio.

Nessa etapa da educação, ajudamos crianças a partir de 3 anos de idade no reconhecimento de sentimentos e emoções básicas, como medo, alegria, tristeza, raiva e amor, que acreditamos serem fundamentais quando pensamos nos vínculos afetivos.

Na Educação Infantil, com o LIV ( Laboratório de Inteligência de Vida ), buscamos referências teóricas clássicas para subsidiar as atividades formativas com os ‘ pequenos”.

Nas aulas para as turmas de 4 e 5 anos de idade, as crianças são apresentadas a situações vividas em seu dia a dia por meio de histórias interessantes e formativas.

Dessa forma, a presença dessas competências no ensino tem como objetivo desenvolver comportamentos e atitudes com as crianças, que lhes permitam lidar com os desafios e situações cotidianas de maneira mais eficaz e ética.