Valorizamos uma aprendizagem que desperta a criação e a experimentação, promovendo engajamento e maior participação dos alunos. Por meio de ferramentas inovadoras e educativas, complementamos o conteúdo pedagógico e desenvolvemos diversas habilidades dos alunos.

Inserir recursos tecnológicos no ensino faz com que os alunos absorvam o conteúdo com maior facilidade e maior curiosidade. A aprendizagem é abrangente e se torna mais personalizada.

Você conhece estes recursos e sabe como eles são integrados ao aprendizado?

São jogos interativos que estimulam o raciocínio dos alunos por meio de desafios. A cada etapa do jogo, os alunos são incentivados a tomar decisões utilizando estratégias eficientes, atuando de forma colaborativa para encontrar a melhor solução para um problema. Com esta dinâmica, adquirem diversas competências. Conheça algumas delas:

Habilidades cognitivas: poder de decisão, raciocínio lógico, pensamento criativo;

Habilidades sociais: colaboração, trabalho em equipe, comunicação clara;

Habilidades emocionais: autoconfiança, lidar com emoções, aprender com os erros;

Habilidades éticas: agir pensando no bem estar coletivo, respeito ao próximo.

Para entender como os jogos interativos contribuem para a aprendizagem dos nossos alunos, conversamos com a professora Bruna Bomfim, que nos apresentou alguns deles:

Google Apresentações, Nearpod, Google Formulários e Wordwall – recursos que  auxiliam no desenvolvimento das habilidades de reconhecimento das unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras e aliteração; de reconhecimento de vogais e não vogais; de tipos de texto.

Quiver Vision – aplicativo que auxilia no desenvolvimento motor fino contribuindo para o desenvolvimento das capacidades de escrever e recortar”.

Inventeca – aplicativo para produzir suas próprias histórias orais e escritas. Com ele, a criança usa a imaginação e criatividade para contar histórias a partir de cenas apresentadas”.

Khan Academy, Matfic, Jamboard, Kahoot e Flippity – ferramentas que desenvolvem habilidades matemáticas como relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o entre e o depois, em uma sequência”.

Implementar os jogos interativos em sala de aula ajuda a ampliar os conhecimentos, integrando disciplinas e trabalhando aspectos essenciais para a vivência escolar e formação do estudante, transformando-os em cidadãos críticos, participativos e confiantes.